Estamos oficialmente na metade do ano, e o tempo para alcançar as metas estabelecidas em janeiro está diminuindo. Segundo um estudo da Forbes Health, 80% das pessoas que definiram metas de Ano Novo já desistiram. No entanto, ainda há tempo para recuperar o terreno perdido e terminar o ano em alta. Krissi Driver, em artigo da Fast Company, propõe um exercício simples de três etapas para revisar suas resoluções de meio de ano: revisar, reavaliar e redefinir.
Passo 1: Revise suas metas e resoluções originais
O primeiro passo é revisar suas resoluções de Ano Novo. Quando foi a última vez que você olhou para elas? Mais importante, você as escreveu no início do ano? Colocar as metas fora de vista pode levar ao esquecimento. Encontre suas resoluções e tenha coragem de revê-las. Seja gentil consigo mesmo e não se culpe por ter perdido o ritmo ou o foco. Lembre-se de que você não está sozinho; a maioria das pessoas enfrenta dificuldades semelhantes.
Considere como suas prioridades podem ter mudado desde que definiu suas metas. Se algumas delas não se alinham mais com suas prioridades atuais, risque-as da lista. Se necessário, encontre substituições adequadas ou ajuste seu plano original. Enquanto revisa, anote uma nova lista de metas atualizadas, incluindo objetivos importantes para você, seja na área de negócios, família, vida social ou desenvolvimento pessoal.
Passo 2: Reavalie seu progresso e o que resta a ser alcançado
Com sua lista atualizada em mãos, seja honesto consigo mesmo. Você definiu metas específicas e mensuráveis, ou optou por resoluções vagas e abstratas? Metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e com Prazo) são essenciais para alcançar resultados. Pratique a honestidade e avalie quanto progresso você fez em relação às suas metas originais. Utilize feedback instantâneo para criar um ciclo de hábitos.
Se suas metas não foram estabelecidas com parâmetros quantificáveis, agora é a hora de defini-los. Se foram, verifique quanto progresso você fez e determine quanto ainda precisa alcançar. Adicione essas informações à sua nova lista em andamento.
Passo 3: Redefina metas realistas com base no tempo restante do ano
Depois de revisar e reavaliar, é hora de redefinir suas metas. Primeiro, determine quantas semanas restam no ano. Isso dará uma ideia clara do que é realista alcançar. Dê atenção especial ao “A” em SMART: seus novos objetivos precisam ser alcançáveis. Só porque você pode medi-los, não significa que poderá atingi-los.
Divida suas metas em tarefas semanais. O que você precisa fazer a cada semana para atingir suas metas até o final do ano? Pense nos últimos seis meses como dois trimestres — três meses ou 12 semanas cada. Marque essas tarefas no seu calendário e escolha datas específicas para realizá-las. Revise suas datas semanalmente e verifique se você está no caminho certo para o final do ano.
Pronto, ajustado e preparado
Agora que você revisou, reavaliou e redefiniu suas metas, tudo o que resta é agir. Nunca é tarde demais para retomar de onde parou ou até mesmo começar de novo. Agende um tempo para revisitar suas metas e focar antes que a contagem regressiva para o próximo ano comece. Quando o próximo 1º de janeiro chegar, você ficará feliz por ter feito isso.
Voltar para a listagem de notícias